Neymar Jr.

Os diferentes critérios de contagem de gols

Não há dúvidas de que Neymar Jr., apenas com 23 anos, é um dos maiores artilheiros na história da Seleção Brasileira. Seu número de gols com a camisa amarela cresce e impressiona cada vez mais. Porém, critérios e formas diferentes de contagem causam uma divergência na apuração de um resultado fixo.

                                         

Neymar Jr., de acordo com os critérios que assumimos desde a sua profissionalização, já balançou as redes 50 vezes, em 74 jogos pela Seleção. No critério que adotamos, foram contabilizados os sete jogos e quatro gols marcados com a Seleção Olímpica em 2012. Para a CBF, que adota outro critério, o camisa 10 marcou 46 gols, em 67 jogos. A diferença está justamente no fato da CBF não considerar a Seleção Olímpica como “principal”. Por sua vez, a FIFA, entidade máxima do futebol mundial, atribui 13 gols a Neymar Jr, em 21 jogos, já que, no critério adotado por ela, são válidos apenas os jogos e gols em competições organizadas pela federação.

Para esquentar a discussão, na Espanha, por exemplo, gols marcados em amistosos e torneios, como o Joan Gamper, não são considerados oficiais. O critério que utilizamos desde a profissionalização de Neymar Jr. é somar partidas oficiais, seguindo uma prática brasileira que considera “oficial” todas as partidas em que as equipes utilizam seus uniformes oficiais, tenha torcida (salvo punições de tribunais disciplinares), arbitradas por árbitros da federação e disputadas com regras oficiais.

 

Foto: Mowa Press