Neymar Jr.

Neymar Jr x Atlético de Madrid - Rivalidade

Por @alexbernardo_

Todos sabem que a grande rivalidade do FC Barcelona é com o Real Madrid. Uma rivalidade que extrapola as quatro linhas de um campo de futebol, que envolve história, política e muitos outros aspectos.

Mas parece que com Neymar Jr, nestes dois anos e meio de Catalunha, seu grande rival, apesar de ser também de Madrid, reside em outro endereço. O Atlético de Madrid até este momento aparece como o grande adversário do craque. Das 124 oportunidades que Neymar Jr entrou em campo para defender o clube catalão, onze - quase 10% das vezes - foi para enfrentar o Atlético. É a equipe contra quem ele mais jogou pelo FC Barcelona.

                                          

Essa história começou a ser escrita logo após a chegada do brasileiro a Espanha. A primeira vez que ele enfrentou o time madrileno foi em 24/08/2013. Era apenas a sua 6ª apresentação com a camisa do novo clube, a 2ª “oficial”. E já valia título !! Era a primeira partida, disputada no Vicente Calderón, da final da Supercopa da Espanha que reunia o campeão espanhol (FC Barcelona) contra o campeão da Copa do Rei (Atlético de Madrid) da temporada anterior. E Neymar Jr mostrou a que veio... saiu do banco para anotar de cabeça o gol de empate (a partida terminaria 1x1) e que, na prática, foi o “gol do título”. O jogo de volta terminou sem gols e deu o título ao FC Barcelona.

Clique aqui e assista ao gol que Neymar Jr marcou na final da Copa do Rei 12/13

Em 11 confrontos até agora, com Neymar em campo, o Barcelona venceu cinco jogos, empatou outros cinco e sofreu apenas uma derrota. Mas foi uma derrota sofrida (1x0), que resultou na eliminação do FC Barcelona da Champions League 13/14. No jogo de ida, válido pelas quartas-de-final do torneio Europeu, um empate em 1x1 (gol do Neymar Jr) mantinha acesa a esperança da classificação fora de casa que acabou não se concretizando.

Clique aqui e assista ao gol do Neymar Jr no empate em 1x1 nas quartas de final da Champions League 13/14

O troco veio na temporada seguinte. Para conquistar o triplete, o FC Barcelona eliminou o rival também na fase de quartas de final, mas da Copa do Rei com duas vitórias incontestáveis. Na segunda partida, disputada em Madrid, Neymar deu show, marcando dois gols e selando a classificação de sua equipe.

Clique aqui e assista aos gols da vitória do FC Barcelona (dois do Neymar Jr) sobre o Atlético de Madrid nas quartas de final da Copa do Rei 14/15

A rivalidade conta ainda com alguns desentendimentos dentro de campo, mas que não vou citá-los por serem desagradáveis. Gosto de escrever sobre as coisas boas do futebol e prefiro falar dos dribles... e foi contra o Atlético de Madrid que Neymar Jr, que tem “algum talento” para os dribles, vamos admitir, aplicou uma inesquecível “caneta” sobre o português Tiago.

Clique e assista ao fantástico drible

Ou ainda uma “dupla caneta” em na partida de 17/05/2015 (Camp Nou – 17/05/2015)

Clique e assista a “caneta dupla”

Enfim... história envolvendo Neymar Jr e Atlético de Madrid tem muito conteúdo. E espero que a partida deste Sábado (30/01) enriqueça ainda mais esta rivalidade. E claro, com mais uma vitória do FC Barcelona.

Clique aqui e visite a Loja Oficial do Neymar Jr

 

Foto: Getty Image