Neymar Jr.

15 curiosidades sobre ‘El Clásico’

A próxima edição de um dos maiores clássicos do futebol está prestes a rolar. Dois dos maiores times e dois dos maiores trios de ataque do mundo entram em campo para mais um duelo histórico. Mas enquanto Neymar Jr. e seus companheiros se preparam para encarar o Real Madrid, que tal mostrarmos algumas curiosidades sobre o grande ‘El Clásico’?

 

1. Barcelona e Real Madrid já se enfrentaram 263 vezes. Foram 58 empates, 96 vitórias para o Real Madrid e 109 para o Barça. Neymar Jr. participou de seis destas.

2. O primeiro encontro entre os dois clubes foi realizado no dia 13 de maio de 1902, nas semifinais do campeonato, agora extinto, Copa da Coroação. O Barcelona ganhou de 3 a 1.

3. O Barça também ganha no número de gols. Em todos os encontros, a equipe culé marcou 458 e a equipe merengue marcou 430. NJr já balançou a rede três vezes contra o time.

                                                                 

4. O atual técnico do FC Barcelona, Luis Enrique, antes de vestir a camisa azulgrana, jogou no Real Madrid por cinco anos.

5. Só dois brasileiros conseguiram jogar pelos dois times em sua carreira. Ronaldo e Edir Macêdo.

                                         

6. Ronaldo ‘Fenômeno’, além de jogar nos dois times rivais, foi eleito como o melhor jogador do mundo três vezes, duas dessas atuando tanto pelo Barça, quanto pelo Real.

7. Em 13 de junho de 1943, no Estádio Chamartín, na Copa do Rei, o Real Madrid ganhou do Barcelona por 11 a 1. Foi a maior goleada do clássico.

8. Já a maior goleada da equipe catalã em cima dos merengues, foi por 7 a 2, no Campeonato Espanhol, no dia 24 de setembro de 1950.

9. Em 2014, a revista Forbes ranqueou os dois times como os clubes mais valiosos do mundo.

                                         

10. Os ex-jogadores do Real Madrid, Francisco Gento, Manuel Sanchís e o ex-Barcelona Xavi, foram os atletas que mais atuaram em clássicos, somando em 42 vezes.

11. O maior artilheiro do ‘El Clásico’ é Lionel Messi, com 21 gols. Do outro lado, o ex-jogador, Di Stéfano, chegou perto, marcando 18 gols.

                                       

12. A rivalidade entre os dois times é tão grande entre as torcidas que, quando o português Luís Figo, que foi do Barça ao Real, atuou em uma partida no Camp Nou, a torcida atirou diversos objetos em campo. Entre os objetos jogados, foi encontrado uma cabeça de porco.

                                         

13. Josep Samitier, Martí Ventolrà e Eulogio Martínez, Ildefonso Sañudo e Barinaga foram os únicos jogadores a marcar mais de três gols em um clássico. Os três primeiros pelo FC Barcelona e os dois últimos pelo Real Madrid.

14. O primeiro a trocar de lugar entre os clubes foi Alfonso Albéniz, em 1902, que trocou a equipe catalã pelos merengues.

15. O Brasileiro, Ronaldinho Gaúcho, teve a honra de ser aplaudido de pé pelas duas torcidas, no Santiago Barnabéu, após uma estupenda atuação no clássico do dia 19 de novembro, em 2005. O Barcelona venceu por 3 a 0 e o craque marcou os dois últimos gols.

                                      

Clique aqui e visite a Loja Oficial do Neymar Jr

Fotos: google.com

Barcelona

<
>